Ingredientes
- 1 cebola média
- sal
- pimenta-do-reino
- 1 kg feijão fradinho
- azeite de dendê para fritura
Preparação
- Escolha o feijão. Coloque-o em um processador e pulse rapidamente para que se quebrem levemente. Cuidado para não triturar os feijões em excesso. Deve-se somente quebrá-los grosseiramente, pois essa operação ajuda na retirada das cascas. Coloque os feijões em uma tigela e cubra com água fria. Deixe de molho por cerca de 1 hora, esfregando regularmente com as mãos para que as casquinhas dos feijões se soltem e subam à superfície. Vá escorrendo a água para eliminar as casquinhas. Complete com mais água e deixe novamente de molho, até conseguir eliminar totalmente as cascas.
- Escorra bem, elimine a água e coloque os feijões novamente em um processador. Acrescente a cebola picada grosseiramente, coloque 1 colher (chá) de sal e uma pitada de pimenta-do-reino branca. Bata até obter uma massa cremosa, porém consistente. Se necessário, acrescente um pouquinho de água. Coloque cerca de ½ litro de azeite de dendê em uma panela pequena. Esquente.
- Coloque a massa do acarajé novamente em uma tigela e bata bem com uma colher de pau para aerar a massa. Vá fritando o acarajé às colheradas, dois a dois no máximo. Frite até que estejam bem dourados. Atenção para não fritar em óleo muito quente pois podem ficar crus no centro. Sirva os acarajés recheando com vatapá, molho vinagrete e outras guarnições.