Ingredientes
- Para 4 pessoas
- 200 g de miolo de amêndoa ralado
- 50 g de margarina Vaqueiro
- 3 ovos
- 250 g de açúcar
- 1 kg de abóbora limpa
- 2 dl de natas
- 1 limão
- 50 g de pinhões
- 50 g de miolo de noz
- 0,5 dl de água
Preparação
- Misture o miolo de amêndoa com a margarina Vaqueiro amolecida, mas não derretida, 1 ovo e 50 g de açúcar. Com a massa obtida forre a base e as paredes laterais de uma forma de tarte com o fundo móvel.
- Corte a abóbora em dados, ponha de lado 300 g. Leve a restante abóbora a cozer sobre lume muito brando num tacho tapado até a abóbora estar macia. Mexa de vez em quando para não deixar pegar ao fundo do tacho e, se for necessário, borrife com uns pingos de água. Escorra a abóbora, reduza-a a puré com a varinha e junte-lhe, mexendo sempre, 50 g de açúcar, os restantes ovos e as natas. Deixe arrefecer. Entretanto, tire a casca do limão com um pelador de modo a retirar apenas o vidrado. Corte as cascas de limão em juliana fina e escalde-as durante 3 a 4 minutos em água a ferver, escorra bem e pique grosseiramente com uma faca. Aloure os pinhões numa frigideira anti aderente e pique grosseiramente as nozes.
- Deite o puré de abóbora na tarte e leve a cozer em forno moderado (200 °C) durante 20 minutos.
- Enquanto isso, leve o restante açúcar ao lume com a água e deixe ferver até começar a caramelizar . Junte a abóbora reservada e a casca de limão picada. Deixe cozinhar sobre lume forte, mexendo de vez em quando até a abóbora estar translúcida.
- Retire a tarte do forno. Escorra os pedaços de abóbora com uma escumadeira e disponha-os sobre a tarte, Deixe ferver a calda de açúcar um pouco mais sobre lume forte até espessar. Polvilhe a tarte com as nozes e os pinhões e regue com a calda de açúcar.