Ingredientes
- Para 12 pessoas
- 400 g de açúcar
- casca de limão
- 1 pau de canela
- 2 dl de água
- 1 cálice de vinho do Porto
- 4 colheres de sopa bem cheias de gila cozida (ou doce de gila)
- 9 gemas + 3 ovos
- 1 colher de sopa de Maizena
- Para o caramelo
- 100 g de açúcar
- água
Preparação
- Leve o açúcar ao lume com a casca de limão, o pau de canela e a água. Deixe ferver sobre lume brando até obter ponto de fio. Retire o pau de canela e a casca de limão, adicione o Vinho do Porto e a gila cozida e misture bem. Quando levantar fervura, retire do lume e deixe arrefecer.
- Junte as gemas desfeitas com os ovos e misture bem, adicione a Maizena e mexa até a dissolver completamente no preparado.
- Prepare um caramelo dourado com o açúcar e um pouco de água e barre o fundo e as paredes laterais de uma forma lisa de buraco. Deite o preparado na forma, tape com papel de alumínio e coloque sobre um pano dobrado num tabuleiro de forno. Cozer em forno moderado durante cerca de 60 minutos.
- Desenforme o pudim quando estiver morno.
- Sugestão
- Para partir a abóbora gila, introduza-a num saco de plástico, feche bem e atire-a ao chão, ou bata-lhe com um objecto pesado, nunca utilize a faca, pois o contacto com o metal confere-lhe um sabor desagradável. Retire-lhe todas as pevides e lave-a em várias águas antes de cozer. Se usar doce de gila reduza um pouco na quantidade de açúcar.