Ingredientes
- Doce de Morango:
- 1 kg de morangos
- 300 gr de açúcar
- 1 dl de água
- Bolo de chocolate:
- 8 ovos
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Farinha e margarina para untar e polvilhar
- Montagem:
- 1 pacote de 200 ml de natas
- 5 colheres de sopa de açúcar
Preparação
- Doce de Morango:
- Retire a parte verde aos morangos, lave-os bem e parta-os em bocados pequenos. Numa panelinha deite a água, os morangos e o açúcar e leve ao lume, mexendo regularmente.
- A meio da cozedura, com a ajuda de um esmaga batatas ou escumadeira, esmague os morangos. Deixe ao lume até que o conteúdo fique com a consistência de um doce homogéneo não muito liquido ( pode verificar o paladar para ver se necessita de mais açúcar).
- Deite o doce num recipiente de vidro que possa fechar e levar ao frigorifico.
- Bolo de chocolate:
- Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo.
- Bata as claras em castelo firme e junte cuidadosamente às gemas até obter um creme foto.
- Misture a farinha com o fermento e o chocolate em pó. Peneire e junte à mistura dos ovos, envolvendo bem. Unte uma forma redonda de aro removível de 24 cm de diâmetro com margarina e polvilhe com farinha. Deite o preparado na forma e leve a cozer no forno pré aquecido a 180ºC, durante cerca de 35 minutos, parte inferior do forno. Faça o teste do palito no centro do bolo para ver se está cozido. Retire espere cerca de 10 minutos e desenforme.
- Montagem:
- Bata as natas em chantilly com o açúcar. Abra o bolo ao meio, no sentido horizontal. Na parte de baixo recheie com uma quantidade generosa de doce de morango e as natas batidas em chantilly. Tape com a outra parte do bolo. Leve ao frigorifico para gelar.
- Dica: A quantidade do doce é maior da que é necessária para rechear o bolo, pode depois utilizá-la para rechear crepes, waffles ou até para barrar no pão.
- O bolo deve de ser cozido na parte de baixo do forno para que cresça e não queime a parte superior.
- Não utilize a ventoinha do forno caso a tenha durante a cozedura, pois corre o risco de o bolo ficar queimado por fora e cru por dentro.