Ingredientes
- •250g de Amêndoas (sem pele)
- •250g de Açúcar
- •1 Clara de Ovo
- •1 Chávena de Ovos Moles ou (gila)
- •Açúcar em pó
Preparação
- Ponha as amêndoas sem pele, no processador de alimentos e bata varias vezes, pois a amêndoa deve ficar o mais fina possível.
- Estando a amêndoa em pó, mistura-se ao açúcar, em seguida amassa-se, adicionando bocadinhos de clara de ovo de modo a obter uma massa bem ligada e fina.
- Leva-se um pouco ao lume para secar. E deixa-se a massa descansar durante algumas horas.
- Em seguida divida a massa em bolas do tamanho que se quiser, e em cada bola corte por volta de um quarto da porção, para se fazer uma tampa, depois molde o que resta da bola em forma de um queijo com uma covinha no meio.
- Enche-se a cova com ovos moles ou (gila) e fecha-se a parte de cima do queijo com a tampa de massa de amêndoa, alisando bem com uma faca molhada em água fria ou quente.
- Em seguida esfrega-se novamente com açúcar em pó, e com as mãos vá modelando até se obter um feitio de um queijo.
- Nota: Para tirar a pele da amêndoa Pela-se a amêndoa escaldando-a com água a ferver, enxuga-se com um pano e deixa-se secar no forno quente com a porta aberta.
- Depois de seca passa-se a amêndoa 4 ou 5 vezes pela máquina de ralar de modo a ficar finíssima.
- Também pode juntar há massa de amêndoa uma pequena batata cozida reduzida a puré. Esta e' adicionada antes de a massa ir ao lume.
- Atenção: Estes queijinhos também se podem moldar com a massa que se descreveu para o morgado de amêndoa, sendo esta versão mais fina.
- Decore com pérolas prateadas.
- Bom apetite.