Ingredientes
- Camarões
- Legumes variados:
- Cenoura
- Cebola
- Pimento (Verde e Vermelho)
- Beringela
- Agrião
- Farinha
- Água fria
- Ovos
- Água (4 dl)
- Molho de Soja (1 dl)
- Mirim (vinho adocicado) (1 dl)
- Hondashi (1/2 colh. sobrem.) (fac.)
- Açúcar (2 colh. sobrem.)
- Gengibre e Nabo (fac.)
- Óleo para fritar
Preparação
- Preparação dos legumes:
- Todos os legumes, com excepção dos agriões se cortam de duas maneiras: juliana e em formas próprias para cada legume. Cebola: em meias-luas completas com um palito na vertical; Cenoura: em palitos largos (lâminas); Pimento: em palitos triangulares largos; Beringela: descasca-se grosseiramente aproveitando as partes com casca para fazer uns pequenos “leques” e o interior em palitos grossos; Agrião: em raminhos pequenos. Podem juntar-se também algumas lâminas de cenoura com um palito na ponta.
- Preparação dos camarões:
- Descascam-se os camarões mantendo o último nódulo e o rabo. Retira-se o fio preto pelas costas do camarão com um palito, dão-se-lhe golpes nas costas (um só no sentido do comprimento) e na barriga (vários horizontais) de modo a que fique direito e não encaracole quando cair no óleo quente. Finalmente assentam-se os camarões numa tábua com a barriga virada para baixo e apertam-se um pouco de modo a que fiquem mais compridos, ainda que um pouco desfeitos.
- Fritura:
- Faz-se um polme com farinha, ovo (1 ou 2) e água bastante fria, que não necessita ficar muito grosso mas tão só homogéneo. Passam-se os legumes (excepto os cortados em juliana e o agrião) e os camarões por farinha e envolvem-se em polme. Envolve-se os legumes cortados em juliana num pouco de polme e formam-se pequenos molhos.
- Tudo o que se preparou vai a fritar em óleo bem quente, acrescentando um pouco de polme (quando estão a fritar) para ficarem com mais volume. Os camarões devem balouçar-se no óleo quente antes de se largarem. Convém ir retirando os pingos de polme que se soltam dos legumes entre as frituras, para além de usar papel absorvente para secar a gordura dos fritos.
- Molho para acompanhamento:
- Misturam-se os 4 dl de água, o molho de soja, o vinho adocicado, o hondashi (que pode ser substituído por caldo de cozedura das cabeças de camarão) e o açúcar. Vai ao lume até levantar fervura, baixando-se então o lume e deixando cerca de 20 minutos a ferver. Serve-se este molho em taças individuais, frio ou quente, simples ou com gengibre e/ou nabo picados.